Revista Gestor     Usuário: Senha:  

Ministério da Economia e Governo de Goiás lançam recadastramento digital para prova de vida no GOV.B

Fonte:Ministério da Economia - 13-05-2022

A plataforma de relacionamento do governo brasileiro com o cidadão, o GOV.BR, passa a beneficiar mais de 55 mil aposentados civis e inativos militares do serviço público de Goiás, que poderão realizar o recadastramento para a prova de vida digital. Essa nova funcionalidade entra de imediato no aplicativo GOV.BR. O acesso é gratuito. A inovação é resultado do trabalho conjunto do Ministério da Economia, por intermédio do programa Startup GOV.BR, e do governo de Goiás, por meio da Goiás Previdência.

O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (12), em Goiânia, com a participação do governador, Ronaldo Caiado, do secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz, e do presidente da Goiás Previdência, Gilvan Cândido.

“O GOV.BR combate a burocracia, através da transformação digital do Estado, levando à melhoria estrutural da Administração Pública”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “No GOV.BR, pretendemos continuar trabalhando de forma coordenada com estados e municípios para simplificar, facilitar e agilizar cada vez mais a vida do cidadão, ajudando a ampliar a oferta de serviços públicos digitais, como a prova de vida para aposentados e pensionistas”.

O desenvolvimento dessa funcionalidade no aplicativo GOV.BR contou ainda com a parceria de diversos órgãos do governo do estado que integram o Portal Expresso Goiás, por onde será realizada a prova de vida dos aposentados civis e inativos militares. A regularização cadastral desse público utilizará o reconhecimento facial no aplicativo GOV.BR.

Goiás é o segundo estado brasileiro a oferecer esse serviço por meio digital, no GOV.BR - o primeiro foi a Bahia. O novo formato da prova de vida obrigatória (Lei Complementar nº 161/2020 e a Lei nº 20.946/2020) terá entre os beneficiados aproximadamente dois mil aposentados que residem fora do estado ou do país.

De acordo com o governador Ronaldo Caiado, esse é mais um benefício oferecido aos segurados da previdência estadual, que não precisarão sair de suas residências para manter seu cadastro em dia. “Desde que assumimos o governo do estado, colocamos a previdência dos servidores públicos como uma das prioridades do nosso projeto de governo. Essa nova ferramenta, que conta com a parceria do GOV.BR, do governo federal, e do Portal Expresso faz parte do processo de humanização da nossa gestão”, afirma.

Segundo a Goiás Previdência, desde o distanciamento social em virtude da pandemia de Covid-19, a instituição passou a oferecer a opção da prova de vida por meio de videoconferência, modalidade que permaneceu para aquelas pessoas com comorbidades comprovadas e para as que residem fora de Goiás. “O recadastramento digital é mais um avanço do Regime Próprio de Previdência Social-GO, que buscou parcerias com outras pastas do Poder Executivo do estado e do governo federal para facilitar a vida dos nossos usuários. A plataforma GOV.BR já está consolidada e isso nos traz a segurança na atualização do cadastro dos segurados do serviço público estadual”, acrescenta o presidente da Goiás Previdência, Gilvan Cândido.

 Startup GOV.BR

Lançado há um ano pelo Ministério da Economia para impulsionar ainda mais a digitalização de serviços públicos federais e expandir os benefícios a um maior número de usuários, o Startup GOV.BR atuou no desenvolvimento da funcionalidade que agora possibilita a prova de vida digital para aposentados civis e inativos militares de Goiás. Por intermédio do programa, equipes multidisciplinares passam a atuar em áreas prioritárias na transformação digital do governo, como previdência, saúde, educação, meio ambiente, agricultura e pecuária, entre tantas outras.

 

 

Boletim de Direito Público!
Revista Gestor - edição n 32!
Fonseca & Bessa Advocacia - Consultoria jurídica especializada em Gestão de Direitos Público.
Grifon Brasil