Revista Gestor     Usuário: Senha:  

ABM debateu as estratégias para tornar os ODS referências para o planejamento municipal

Fonte:Associação Brasileira dos Municipios - 10-05-2022

Na abertura das Oficinas ABM – Os ODS nas Gestões Municipais com gestores do Estado do Maranhão a participação foi expressiva. Mais de 60 gestores públicos acompanharam as atividades na terça feira (10). Os debates e exposições foram concentrados nas estratégias para tornar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) as referências para o planejamento de governo. Na quarta-feira (11), as discussões continuam com a participação da Plataforma Programa Cidades Sustentáveis, Estratégia ODS, Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia , do Governo do Estado do Maranhão e o representante da Prefeitura de Serra Talhada/PE.

O representando da Secretaria de Planejamento do Estado do Maranhão, Rafael Vidal, afirmou a importância da Oficina da ABM e que todo trabalho desenvolvido pelo Governo Estadual está referenciado nos ODS.

Em sua fala, Denise Verdade, Assessora de Projetos de Cooperação da União Europeia, destacou a importância das autoridades locais como polo dinâmico para a construção de novos modelos de integração e para a inserção dos ODS no planejamento municipal.

Coube a Eduardo Tadeu Pereira, Diretor Executivo da ABM, apresentar detalhadamente cada um dos 17 ODS, a sua conceituação e o que cada um abrange.

A prefeita Renata Sene (Francisco Morato/SP) expos os caminhos desenvolvidos pelo seu município para tornar a Agenda 2030 a referência para a elaboração de todas as peças de planejamento. Observando as características de seu território iniciou, desde o primeiro a confecção do Plano Plurianual (PPA), a mudança de paradigma do planejamento local.

Um roteiro para tornar os ODS referência para o planejamento municipal foi o tema desenvolvido pelo Diretor de Relações Institucionais da ABM, Gilmar Dominici. De forma didática, mostrou os passos fundamentais e necessários para incluir a pauta da sustentabilidade nas ações de governo, em todas ações do governo municipal.

O prefeito Mercial Arruda (Grajaú /MA) disse que o evento realizado pela ABM, em seu primeiro dia, foi muito produtivo e que dará base para discutir internamente com a equipe de governo

Programação

Dia 11 de maio (quarta-feira)

  • Apresentação da Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis

-Zuleica Goulart – Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis

  • Apresentação Estratégia ODS

– Miriam Licnerski – Estratégia ODS e Frente Nacional de Prefeitos

  • Apresentação do Programa de Apoio ao Planejamento Municipal

– Bruna Lersch – Coordenadora do Programa PROMUNICÍPIOS – Governo do Estado do Maranhão

– Raimundo Bruno – Secretario da Prefeitura de Barreirinhas, MA

  • Apresentação do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia

– Valentina Falkenstein – Coordenadora do Helpdesk do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) Américas

  • Apresentação da experiência de Serra Talhada/PE no Pacto Global de Prefeitos (GCoM Américas)

– Sandino Lamarca – Diretor de Projetos da SEMMA – Prefeitura de Serra Talhada/PE

  • Convite para os municípios aderirem ao programa Cidades Sustentáveis, Estratégia ODS e Pacto Global de Prefeitos Pelo Clima e a Energia.

 

Assista: https://us06web.zoom.us/j/92177079989

 

 

 

Boletim de Direito Público!
Revista Gestor - edição n 32!
Fonseca & Bessa Advocacia - Consultoria jurídica especializada em Gestão de Direitos Público.
Grifon Brasil