Revista Gestor     Usuário: Senha:  

Governo entrega caixas de abelhas para comunidade quilombola em Livramento

Fonte:Governo do Mato Grosso - 09-06-2021

A | A

A Comunidade Quilombola Ribeirão da Mutuca, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento, recebeu na tarde de terça-feira (08.06) 72 caixas de abelha doadas pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). A entrega faz parte do ‘Programa MT Produtivo-Apicultura’, que prevê disponibilizar neste ano 6 mil caixas de mel a agricultores familiares, indígenas e quilombolas, visando ampliar a atividade no Estado.

A presidente da ‘Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca’ (Acorquirim/MT), Maria Renata de Jesus, esteve na sede de Seaf, no Centro Política Administrativo, e foi quem recebeu as dezenas de caixas de abelha. “Hoje temos na nossa comunidade cerca de 25 caixas, que produzem mel para nosso próprio consumo. Com essa doação teremos condições estruturais de aumentar a nossa produção e ter a oportunidade de vender mel para mercados da zona urbana de Livramento”, comenta a presidente.

Na comunidade de Ribeirão da Mutuca, 20 das 120 famílias que lá residem já trabalham com apicultura. E, segundo Maria de Jesus, as caixas doadas serão distribuídas para essa parcela de famílias, que já trabalham com a abelha-europeia (Apis melífera). “Plantamos banana, milho, cana-de-açúcar, mandioca e abóbora. Tudo isso é vendido na cidade e sabemos que se produzirmos mel, haverá saída, porque a demanda por esse produto é grande”, complementa Maria Renata de Jesus.

Programa MT Produtivo-Apicultura

O Programa MT Produtivo-Apicultura tem a proposta de fazer com que Mato Grosso salte das atuais 471 toneladas de mel/ano para 651 t/a. O que representaria um aumento de quase 40% na produção. O Estado ocupa atualmente o 14º lugar na produção nacional de mel.

Até o momento já foram entregues 786 caixas de abelha para as cidades de Barão de Melgaço, Canarana, Confresa, Cuiabá,  Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Primavera do Leste, Porto Esperidião, Querência e  Vera.

 

 

 

Boletim de Direito Público!
Revista Gestor - edição n 32!
Fonseca & Bessa Advocacia - Consultoria jurídica especializada em Gestão de Direitos Público.
Grifon Brasil