Revista Gestor     Usuário: Senha:  

Gestão documental do TSE viabiliza conteúdo on-line

Fonte:Tribunal Superior Eleitoral - 04-05-2021

A partir de agora, o trabalho realizado pela Coordenadoria de Gestão Documental (Coged/SGI) do TSE pode ser encontrado em ambiente virtual. Por meio deste link, o usuário tem acesso aos procedimentos referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos produzidos e recebidos pelo Tribunal. 

De acordo com o Coordenador de Gestão Documental do TSE, Yan Amaral Engelke, a página atende ao anseio dos tribunais regionais quanto às informações produzidas pelo Tribunal e pelo Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral (PGD-JE) em matéria arquivística. “Espero que outros tribunais também criem esses espaços em seus sites para o compartilhamento da produção técnica e normativa em Gestão Documental”, complementa.

A Coged/SGI é a área responsável por essas atividades, sendo constituída pelas seguintes áreas: Seção de Arquivo (Searq), Seção de Protocolo Administrativo e Expedição (Seprot) e Seção de Gestão de Documentos Eletrônicos (Segedoc).

Com a criação do site, o objetivo é divulgar e orientar o TSE, os TREs e o público em geral quanto à Gestão Documental na Justiça Eleitoral; ao funcionamento das unidades (Searq, Seprot e Segedoc); aos serviços oferecidos como pesquisas ao acervo arquivístico do TSE; à produção, tramitação e arquivamento de documentos; preservação digital; uso do Sistema SEI; serviço de migração e digitalização.

Quem acessar também pode encontrar publicações da Coged, como o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos; Guia do Arquivo; e Descrição Arquivística, entre outras.

Nova plataforma

A página contará, em breve, com o sistema ATOM, que ainda está em fase de implementação. A ferramenta terá como principal missão a descrição e a difusão dos documentos permanentes do Tribunal, conforme políticas arquivísticas internacionais.

A ATOM também será responsável pela publicação do acervo permanente do TSE, servindo como fonte de estudo para diversos pesquisadores interessados na memória e na história da Justiça Eleitoral.

Segundo a Coged, o primeiro material a ser disponibilizado pela plataforma será a série "Registro de candidatos a presidente e vice-presidente do Brasil".

AL/CM

Tags:

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação

 

Boletim de Direito Público!
Revista Gestor - edição n 32!
Fonseca & Bessa Advocacia - Consultoria jurídica especializada em Gestão de Direitos Público.
Grifon Brasil