Revista Gestor     Usuário: Senha:  

Maia afirma que Câmara pode contribuir para mudar imagem ambiental do Brasil

Fonte:Câmara dos Deputados - 03-09-2020

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Casa pode ajudar na recuperação da imagem do Brasil em relação ao meio ambiente. Maia reconheceu que nos últimos meses a imagem do País na área ambiental tem sido negativa no exterior, o que tem dificultado o investimento externo. Ele disse que tem buscado construir pautas de consenso entre a bancada ambientalista e do agronegócio para aprovar projetos que garantam a preservação do meio ambiente e deem uma sinalização positiva para a sociedade e para os investidores.

Para o presidente, é importante manter a preservação das florestas e da biodiversidade para atrair investimentos e garantir o crescimento econômico sustentável do País. Maia participou do fórum online “Retomada Verde”, promovido pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, nesta quinta-feira.

“Queremos transformar o debate na Câmara o mais amplo possível e trabalhar em conjunto, trabalhar em projetos: olhar a neutralidade dos gases de efeito estufa, um marco legal do mercado de carbono, uma punição maior para os que desmatam as florestas, um fundo de financiamento para poder preservar as florestas”, disse o presidente. “Essa agenda é uma agenda de todos os brasileiros”, afirmou.

Maia já havia dito que as duas âncoras para garantir um crescimento econômico do País de forma sustentável era o equilíbrio fiscal e o respeito ao meio ambiente. Segundo ele, já percebe-se que o próprio governo tem sido pressionado pela política ambiental praticada nos últimos meses. Maia afirmou ainda que os investidores estão saindo do País por essa razão.

“O pragmatismo já se impõe e vai se impor mais ainda. O Brasil precisa recuperar sua imagem e precisa de ações práticas para dar essa sinalização (positiva) como a recuperação das agências de controle e do seu financiamento para poder atuar e, também, os governadores precisam voltar a trabalhar com essas agências, para que a sociedade tenha clareza que essa e uma posição clara de mudança em relação ao que aconteceu no último ano”, argumentou Maia.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição - Wilson Silveira

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

Boletim de Direito Público!
Revista Gestor - edição n 32!
Fonseca & Bessa Advocacia - Consultoria jurídica especializada em Gestão de Direitos Público.
Grifon Brasil