Revista Gestor     Usuário: Senha:  

Blitz recolhe itens de logística reversa na II Semana de Reciclagem do TRT8

Fonte:Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região - 17-05-2019

Política de descarte correto é uma realidade na Oitava Região.
A Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TRT8, por meio da seção socioambiental do Tribunal, realiza Blitz para recolher resíduos que podem ser reutilizados pelas indústrias, como cartuchos e toners de impressoras, pilhas e baterias, além de lâmpadas. A ação faz parte da II Semana de Reciclagem, que está sendo realizada até esta sexta-feira (17) no Edifício Sede do Tribunal e nos Fóruns Trabalhistas de Belém e Macapá.

Todos esses materiais são itens do Programa de Logística Reversa do TRT8, um descarte de materiais da indústria alinhado à Polícia Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) já implantado no Tribunal, que cria responsabilidade ambiental compartilhada entre toda a cadeia de consumo, desde o fabricante até o consumidor final.

A Blitz da Logística Reversa ocorre até o encerramento da semana de reciclagem, no horário de 8h às 17h, no Edifício Sede do TRT8 e no Fórum Trabalhista de Belém. O Tribunal implantou essa política e já faz o descarte dos materiais seguindo a legislação para que esses resíduos possam ganhar um novo ciclo de vida com reaproveitamento e reutilização.

Cartuchos/Toners de Impressoras

No TRT8, os cartuchos viram matéria prima reutilizável. É que o Tribunal integra o programa Planeta Lexmark de logística reversa e contribui para o recolhimento de mais de 400 mil toneladas de plástico. A Lexmark recolhe o material e dá destinação adequada aos resíduos. Todos os cartuchos usados no TRT8 que retornam à Lexmark são tratados por uma empresa especializada em gerenciamento ambiental. As carcaças são desmembradas e separadas de acordo com os materiais utilizados em sua fabricação. Plásticos, espumas e metais são reprocessados e convertidos em matérias-primas, que são reutilizadas por outras empresas. Dessa forma, evita-se também o desperdício de petróleo (usado na fabricação dos componentes plásticos dos cartuchos).

Trocou toner ou cilindro?

1.      Guarde o antigo cartucho/cilindro na embalagem do novo cartucho que irá ser substituí-lo.

2.      Lacre a caixa e faça a identificação do conteúdo e da unidade proveniente.

3.      Pronto. A empresa terceirizada levará para o deposito.

Os setores e as Varas da sede, devem indicar ao terceirizado que aquele toner/cilindro deve ser encaminhado até o deposito de resíduos do TRT8.

Os Fóruns e Varas fora de sede também podem participar, sabe como?

A Lexmark recolhe a partir de 7 unidades de toner e cilindros, ou seja, ao completar a quantidade adequada, basta enviar um e-mail para trtambiental@trt8.jus.br com o quantitativo a ser coletado e responsável pela recepção da empresa no Fórum ou Vara e solicitar a coleta.

Lâmpadas Fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes são usadas em larga escala, mas precisam de atenção no descarte, porque possuem mercúrio na sua composição. No TRT8, o descarte desse material segue o sistema Bulbox, que destrói as lâmpadas no local, evitando a contaminação. O sistema também possibilita a trituração do vidro e do alumínio, aspiração e retenção dos resíduos num sistema a vácuo, filtragem do ar de aspiração em três estágios, retendo as micropartículas de vidro, pó fosforoso e vapor de mercúrio. Neste processo, os resíduos ficam separados e armazenados com segurança dentro do equipamento que a empresa traz, composto de um tambor de aço, acoplados ao sistema de trituração, aspiração, tripla filtragem e painel de controle dotado de comandos com microprocessador, contador digital e botão de emergência. O descarte é feito a cada três meses ou quando houver 600 unidades no depósito. O sistema Bulbox foi inserido no TRT8 por meio da contratação de empresa terceirizada de manutenção predial cujo contrato previu a logística reversa.

Pilhas e Baterias

O TRT8 exige no termo de referência que as pilhas adquiridas participem do programa de logística reversa indicando marcas que estejam de acordo com os órgãos de controle. O vencedor deverá indicar uma sistemática reversa para o TRT8, semelhante aos cartuchos/toners, ou ainda indicar local de entrega das pilhas descartadas que esteja em conformidade com a legislação. As marcas das pilhas e baterias adquiridas pelo TRT8 deverão ser provenientes de empresas fabricantes e importadoras de pilhas e baterias que garantem o descarte correto.

Serviço:

II Semana de Reciclagem do TRT8 – 13 a 17 de maio de 2019

Blitz da Logística Reversa –  8h às 17h

Locais: Edifício Sede (Tv. D. Pedro I,746)
             Fórum Trabalhista de Belém (Tv. D. Pedro I,698)

Saiba mais: A Seção Socioambiental do TRT8 está à disposição para fornecer as orientações sobre a logística reversa. Entre em contato com a Seamb pelo (91) 4008-7028.

Boletim de Direito Público!
Revista Gestor - edição n 32!
Fonseca & Bessa Advocacia - Consultoria jurídica especializada em Gestão de Direitos Público.
Grifon Brasil