Revista Gestor     Usuário: Senha:  

Ação Municipalista percorre mais de 1,5 mil quilômetros para reunir gestores maranhenses

Fonte:Confederação Nacional de Municípios - 11-06-2018

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), representada por seus colaboradores, percorreu mais de 1,5 mil quilômetros para promover Ação Municipalista com gestores municipais da Região de Planejamento do Médio Mearim do Maranhão. Ao receber o evento, no dia 5 de junho, o prefeito de Trizidela do Maranhão, Fred Maia, mencionou a importância da Confederação para os governos locais, e falou da gratidão por receber a entidade municipalista nacional em sua região.   


Na abertura dos trabalhos, Maia fez questão de afirmar que a união dos municipalistas é a grande responsável por promove mudanças, tanto as já conquistadas quanto as que ainda estão por vir. “Todas as Marchas [Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios] eu tento levar todos os vereadores do meu Município, para que eles saibam o que realmente acontece, e como complicada a relação com os parlamentares”, mencionou o prefeito.


Além dos gestores do Município anfitrião, o encontro contou com representantes de Esperantinópolis, Poção de Pedras, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Pedreiras. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor os avanços obtidos no último ano, e o processo de luta que levou a eles. Como por exemplo, a mudança no pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) nas transações de cartões de crédito/débito, leasing e planos de saúde; e a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cefem).


Ag. CNMO segundo secretário da (CNM), Eduardo Tabosa, esclareceu que as conquistas são resultado de intenso trabalho e, muitas vezes, de anos de atuação no Congresso Nacional, no Executivo Federal e, agora, também no Judiciário. Ele mencionou o caso dos royalties, que após grande mobilização municipalista, a redistribuição dos recursos arrecadados com a exploração do petróleo entre todos os Municípios foi suspensa por decisão monocrática do Supremo Tribunal Federal (STF), há cinco anos.


Abaixo-assinado
“Um abaixo-assinado pedindo que a presidente do Supremo [ministra Cármen Lúcia] coloque a matéria em votação tem sido promovido e precisa do apoio de todos os Municípios, inclusive os maranhenses”, reforçou Tabosa. Ele incentivou os presentes a compartilharem a iniciativa com a comunidade para que milhares de assinaturas sejam entregues a presidente da Corte. Diversos outros temas, que fazem parte do cotidiano, também foram abordados. E o colaborador a área institucional Alex Carneiro apresentou algumas ferramentas disponibilizadas pela CNM, que também ajudam no dia a dia da gestão.


Na região, o Ação conta com a parceria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e com a boa recepção dos Municípios que sediam o encontro. Nesta quinta-feira, 7 de junho, a equipe CNM promove o evento em Caxias. Na próxima semana será a vez de Itinga do Maranhão, de Grajaú e de Balsas receberem o encontro em suas cidades. Os gestores próximos a essa localidades já podem promover inscrição on-line gratuita e garantir participação.

Boletim de Direito Público!
Revista Gestor - edição n 32!
Fonseca & Bessa Advocacia - Consultoria jurídica especializada em Gestão de Direitos Público.
Grifon Brasil