Revista Gestor     Usuário: Senha:  

Ação de Arinos na gestão dos resíduos viabiliza avanços nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Fonte:Confederação Nacional de Municípios - 09-04-2018

Com pouco mais de 18,2 mil habitantes, Arinos (MG) tem trabalhado para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para atingir as 169 metas até 2030. Para otimizar os indicadores, a prefeitura selecionou 24 prioridades. Dentre elas, a cobertura de resíduos domiciliares urbanos e a destinação correta do lixo – iniciativa promovida pela secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente

Em março, a administração local promoveu um leilão de alienação de produtos recicláveis provenientes da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos de Arinos. A intenção da prefeitura é usar o dinheiro arrecado para compra de novos equipamentos e para atender a demanda da Usina.

Atualmente, o lixo coletado pelos caminhões é levado ao setor de triagem da usina, e lá passam por uma esteira de triagem, onde são selecionados. Papel, papelão, plásticos, vidros, sucatas, ferros, metais e os demais materiais recicláveis são prensados e embalados na própria usina. Saem prontos para a comercialização.

O material orgânico – restos de comida, verduras, legumes, folhagens – também passa por seleção, mas em processo diferenciado, esse resíduo fica no pátio de compostagem por cerca de 90 dias. Após ser peneirado, o composto final se transforma em adubo, que é usado nos canteiros da cidade. Com a retirada dos materiais recicláveis e dos orgânicos, os resíduos restantes – o rejeito – são aterrados.

Um Seminário de Mobilização e Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Adesão à Agenda 2030 foi promovido no Município, com a participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade levou para o evento alguns resultados alcançados na primeira fase do Projeto Localizando os ODS no Brasil e o início da segunda fase da iniciativa.

Na ocasião o prefeito Carlos Recch Filho assinou decreto para criação de uma comissão municipal dos ODS com outros sete prefeitos de Municípios do noroeste de Minas Gerais. A CNM incentiva ações como essa, pois além de fortalecer a gestão local e promover a melhora da vida da população, também contribui para o alcance dos ODS. Para disponibilizar mais informações sobre o tema, a entidade lançou um hotsite vinculado ao site da Confederação. Confira aqui!

Com informações da prefeitura de Arinos (MG)

Boletim de Direito Público!
Revista Gestor - edição n 32!
Fonseca & Bessa Advocacia - Consultoria jurídica especializada em Gestão de Direitos Público.
Grifon Brasil