Revista Gestor     Usuário: Senha:  

Mapeamento de recursos naturais do território brasileiro está disponível na internet

Fonte:Confederação Nacional de Municípios - 05-12-2017

O conjunto completo de mapas com informações em Geologia, Geomorfologia, Pedologia, e Vegetação para todo o território do Brasil foi disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mapeamento foi aberto para consulta on-line nesta segunda-feira, 4 de dezembro. Ele traz dados respectivos sobre as rochas, o relevo, os solos e as plantas.


Constam as últimas 122 cartas para composição do território brasileiro, na escala cartográfica de 1:250.000, algo inédito no país. O levantamento teve início no final da década de 1990. Suas informações foram consolidadas por meio da interpretação de imagens de satélites e de diversos trabalhos de campo por todo o Brasil. Até julho de 2018, esse mapeamento irá integrar um banco de dados digital aberto a consultas via internet.


As informações estão em arquivos vetoriais do tipo shapefile, que podem ser editadas em softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), permitindo o cruzamento com diferentes temas ou com informações de outras instituições. Desenvolvido ao longo de quase duas décadas, o mapeamento dos recursos naturais do território brasileiro subsidia estudos ambientais e pode ser visualizado aqui.


A publicação traz informações que servem de insumo para políticas públicas, além de contribuir para a construção de indicadores de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Empresas que desenvolvem atividades relacionadas a manejo florestal, mineração, área agrícola, infraestrutura de transporte, de energia e comunicação, óleo, gás, entre outros, também poderão explorar livremente estas informações.

Boletim de Direito Público!
Revista Gestor - edição n 32!
Fonseca & Bessa Advocacia - Consultoria jurídica especializada em Gestão de Direitos Público.
Grifon Brasil